NOTÍCIAS
"EmTendinhas" amplia educação socioambiental em municípios de SP e RJ
24/07/24 - Ação do PEA Rendas do Petróleo apresenta atividades educativas sobre cidadania, controle social, orçamento público e rendas petrolíferas
De abril a junho deste ano, o Projeto de Educação Ambiental (PEA) Rendas do Petróleo realizou atividades itinerantes em nove municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Denominadas "EmTendinhas", essas ações são inspiradas no evento de apresentação do projeto "{C}{C}Em Tendas" de 2022 e visam levar informação e discussão sobre os impactos socioambientais da cadeia do petróleo para diversas comunidades.
As atividades acontecem em Caraguatatuba, Ilhabela, Iguape, Ilha Comprida e Cananéia, em São Paulo, e em Paraty, Maricá, Niterói e Guapimirim, no Rio de Janeiro. O formato itinerante permite maior mobilidade e proximidade com as comunidades, alcançando um público mais amplo e priorizando áreas vulneráveis aos impactos da produção e escoamento de petróleo e gás.
Com uma estrutura reduzida, o EmTendinhas facilitou a realização de ações educativas em diferentes locais, como escolas públicas, universidades, associações de moradores, praças, sedes de outros projetos, comunidades tradicionais e coletivos de mulheres. Em três meses foram realizados 67 eventos em 58 localidades distintas, com a participação de 1858 pessoas, superando as expectativas.
Outra novidade foi que tanto os planejamentos quanto a realização das atividades foram executados pelos educadores do Projeto com a participação de membros dos Elos, os coletivos de pessoas que participam voluntariamente das ações contínuas do PEA Rendas.
A coordenadora pedagógica do Projeto, Isabela Mariz, destaca a importância do envolvimento comunitário: "Quando tomam para si a autonomia do processo pedagógico, os membros dos Elos tornam-se sujeitos da ação educativa e não meros expectadores. O engajamento deles na construção e execução dos EmTendinhas fortalece a construção do saber e estimula outros membros da comunidade a se envolverem com o PEA Rendas."
Além das atividades itinerantes, os Elos municipais mantêm reuniões mensais e grupos de estudo sobre temas relevantes, como rendas petrolíferas, orçamento público e políticas públicas. A partir de agosto, começam os intercâmbios entre os Elos para troca de conhecimentos e fortalecimento da construção coletiva de saberes e da incidência política.
O PEA Rendas do Petróleo é uma medida de mitigação exigida à Petrobras pelo Ibama no âmbito do Licenciamento Ambiental Federal e tem sua primeira fase executada pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Para mais informações e participação nas atividades, os residentes dos municípios de atuação podem entrar em contato com a equipe local de educadores, cujos contatos estão disponíveis no site do Projeto: https://pearendas.com.br/.
*Texto escrito em colaboração com Emanuelle Spironello/FIA
*Autor da foto: Gabriel Ferreira