Este Portal está em fase de teste para avaliação de suas funcionalidades. Contribuições podem ser enviadas pelo Fale Conosco.
Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural

NOTÍCIAS

PARMIS inicia segunda fase na Bacia de Campos


19/06/24 - Nova etapa foca na criação de metodologia para controle social das rendas petrolíferas e na identidade visual do plano macro

A segunda fase do Plano de Avaliação e Revisão da Mitigação de Impactos Socioambientais (PARMIS) foi oficialmente iniciada em abril de 2024, dando continuidade ao trabalho de mitigação dos impactos socioambientais associados à produção, coleta e escoamento de petróleo e gás natural nos polos Pampo e Enchova, na Bacia de Campos. Esta fase tem um período de execução previsto de 12 meses e é coordenada pelo Laboratório Interdisciplinar MARéSS da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em parceria com a empresa Trident Energy do Brasil Ltda. e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

A Fase 2 do PARMIS foi desenvolvida com base nos resultados da fase anterior, concluída em março de 2024. Um dos principais objetivos é o desenvolvimento da metodologia para o Programa Macrorregional de Controle Social das Rendas Petrolíferas (PMCSRP), nome esse que ainda é provisório sendo, inclusive, objetivo do PARMIS qualificá-lo ao longo de sua execução, além da criação da identidade visual do Plano Macro, que visa aprimorar o Portal Online do Programa Macrorregional de Comunicação Social (PMCS).

O trabalho será realizado em duas frentes principais:

  • Elaboração da Metodologia do PMCSRP: será conduzido um processo coletivo que inclui a avaliação de contribuições da consulta pública anterior, oficinas com os Projetos de Educação Ambiental que atuam nesta temática e a realização de nova consulta após a consolidação da metodologia e dos indicadores.
  • Identidade Visual do Plano Macro: desenvolver uma identidade visual que facilite a comunicação e a disseminação das informações do PMCS, em diálogo com o subcomitê do PMCS.

A execução das atividades da Fase 2 iniciou-se com reuniões de planejamento em março de 2024, onde foram definidos os critérios de participação e elaborado um cronograma de encontros formativos. Entre as metas estabelecidas estão:

  • Realização de Oficinas de Imersão: essas oficinas têm como objetivo a formulação do PMCSRP, incorporando contribuições das consultas públicas e definindo indicadores robustos.
  • Divulgação de Processos e Resultados: serão publicados boletins, relatórios audiovisuais e documentos detalhando os processos e resultados obtidos durante a fase.

“A execução do PARMIS apresenta uma grande oportunidade à Universidade Federal do Rio Grande e ao Laboratório MARéSS. Trata-se de um projeto que ocorre em diálogo com o órgão ambiental e com equipes extremamente qualificadas em relação ao licenciamento ambiental e a mitigação de impactos socioambientais, o que permite a formação de estudantes e profissionais críticos e alinhados as demandas da gestão pública”, afirma a coordenadora do PARMIS, Tatiana Walter.

Apoio

logoibp

Órgão licenciador

logoibama

© PMCS 2023 - 2025 Todos os direitos reservados

O Portal do Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural é uma medida exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.