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Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural

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Projeto de Educação Ambiental Redes da Baía de Guanabara inicia Fase 2


25/03/24 - Nova etapa do PEA Redes da Baía terá duração de 24 meses

O Projeto de Educação Ambiental (PEA) Redes da Baía de Guanabara iniciou em março deste ano a sua 2ª Fase. O objetivo desta etapa é contribuir com a qualificação da discussão pública com foco no aprimoramento do uso compartilhado, por meio da divulgação da série documental “Espelhos da Baía”, produzida durante a Fase 1 do projeto, e o estímulo ao debate sobre os impactos gerados pelo tráfego de embarcações de apoio.

Sobre o PEA Redes da Baía

O PEA Redes da Baía é uma medida de mitigação do Licenciamento Ambiental Federal (LAF) exigido pelo Ibama e está vinculado às atividades de produção e escoamento de petróleo e gás no Campo de Lapa, um empreendimento da TotalEnergies. Para a execução do projeto a TotalEnergies conta com a Fundação Instituto de Administração (FIA) e sua equipe técnica multidisciplinar.

O projeto abrange sete municípios do entorno da Baía de Guanabara: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói. Seu público diverso inclui pessoas e instituições envolvidas no tráfego de embarcações em geral, pesca artesanal, pesca industrial, pesca amadora, turismo, esporte e veraneio. Além disso, há interação com órgãos públicos responsáveis pelo controle do tráfego aquaviário e pela gestão ambiental da Baía de Guanabara.

Série documental apresentou diversos aspectos do espelho d’água da Baía de Guanabara

Durante a Fase 1, que ocorreu entre abril de 2021 e julho de 2023, a série de documentários "Espelhos da Baía" introduziu uma metodologia de educomunicação, proporcionando uma leitura das múltiplas relações territoriais, sociais, econômicas e ambientais a partir do espelho d'água da Baía de Guanabara, tendo o diálogo e a comunicação entre seus personagens como fio condutor.

Composta por dois vídeos de apresentação, cinco curtas-metragens e um média-metragem, a série teve como objetivo comunicar, de forma direta e atrativa, a organização do tráfego aquaviário, a complexidade da gestão e do uso compartilhado na Baía de Guanabara, bem como as diferentes utilizações ambientais, socioculturais e econômicas do espelho d'água. No site do projeto é possível encontrar todos os vídeos, boletins informativos e mais informações: https://pearedesdabaia.com.br/

A Analista de Socioeconomia, Mônica Brito, da TotalEnergies, destaca que o audiovisual é uma ferramenta potente para aproximar e proporcionar momentos e diálogos. "A intenção é a de que esse material possa contribuir nas discussões com os diversos públicos na zona marítima que compreende o espelho d’água da Baía de Guanabara e que possa fomentar uma participação mais ativa e qualificada do público frente às questões socioambientais", explica.

A Fase 2 do projeto possui um cronograma de 24 meses, iniciando em março de 2024 e estendendo-se até fevereiro de 2026. Essa fase abrange cinco etapas, que incluem ações e debates com o Público Diversificado, articulação e trocas com demais PEAs atuantes na Baía de Guanabara, cine debates e mesa redonda, com o objetivo de proporcionar um espaço de discussão qualificada sobre a temática da gestão compartilhada do espelho d’água da Baía de Guanabara

Resultados da Fase 1

Ao longo de seus dois anos de duração, o projeto teve a oportunidade de interagir e dialogar com diversos públicos que vivem e vivenciam o espelho d’água da Baía de Guanabara. Esses públicos dos mais diversos se tornaram os protagonistas da série documental "Espelhos da Baía". Com esse material audiovisual, de alta qualidade e informativo, foi possível promover devolutivas, como Cine debates e Mesas Redondas, e estabelecer conexões colaborativas com outros Projetos de Educação Ambiental (PEAs) e instituições públicas e privadas, resultando em interações ricas e participativas.

  • 110 Atividades com o público diversificado.
  • Participação de mais de 500 pessoas nas ações do projeto.
  • 25 exibições e debates da série “Espelhos da Baía”.
  • Mais de 2 horas de conteúdo audiovisual.
  • 300 horas de exibição on-line da série documental.
  • Mais de 3.500 visualizações no Youtube.

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