Este Portal está em fase de teste para avaliação de suas funcionalidades. Contribuições podem ser enviadas pelo Fale Conosco.
Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural

NOTÍCIAS

Projeto Pescarte dá suporte ao cultivo de tilápias em tanques de aquicultura


19/03/24 - A primeira despesca e comercialização de tilápias produzidas pela Unidade Escola de Produção Aquícola (UEPA) começou neste ano.

Com apoio técnico da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), a Unidade Escola de Produção Aquícola (UEPA), que é fruto das ações do Pescarte através da organização coletiva de pescadores e pescadoras artesanais de Campos dos Goytacazes (RJ), deu início à primeira despesca e comercialização de tilápias produzidas em tanques de aquicultura.

A despesca é o nome dado ao procedimento de retirada dos peixes de uma área de cultivo, quando eles atingem o tamanho comercial desejado. Até o momento, foram retirados cerca de 250 quilos de tilápia.

As tilápias são criadas em nove tanques suspensos de tamanho médio, contendo 50 m³ de água cada. Esses tanques têm dimensões de 17 metros de comprimento, três metros de largura e um metro de altura, com uma profundidade de água variando entre 90 centímetros e um metro. A UEPA está localizada no campus da UENF.

A despesca atual servirá como base para futuros Projetos de Geração de Trabalho e Renda (PGTR) de criação de tilápia do Pescarte, que serão implantados em Arraial do Cabo, Quissamã, Campos dos Goytacazes e São João da Barra, visando treinar os pescadores nesta nova modalidade de pesca e contribuir para pesquisa e aprimoramento do processo de aquicultura.

A realização do projeto Pescarte é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.

Acompanhe as atividades do projeto Pescarte nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/peapescarte/

Youtube: https://www.youtube.com/PEAPescarte

Facebook: https://www.facebook.com/peapescarte

 

Apoio

logoibp

Órgão licenciador

logoibama

© PMCS 2023 - Todos os direitos reservados

O Portal do Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.