Este Portal está em fase de teste para avaliação de suas funcionalidades. Contribuições podem ser enviadas pelo Fale Conosco.
Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural

Programa Macrorregional de Caracterização do Tráfego de Aeronaves

O Programa Macrorregional de Caracterização do Tráfego de Aeronaves (PMCTA) tem como objetivo monitorar e caracterizar o tráfego aéreo e o uso de bases aeroportuárias que atendem aos empreendimentos marítimos de produção e escoamento de petróleo e gás natural nas bacias de Campos, Espírito Santo e Santos.

O programa busca fornecer dados que ajudem a avaliar os impactos socioambientais do tráfego de aeronaves e o uso dessas bases, com indicadores como:
  • Distribuição espacial e concentração dos voos
  • Volume de cargas movimentadas
  • Quantidade de passageiros transportados
  • Número de voos realizados
 
Por que isso é importante?
As operações logísticas aéreas ligadas à produção de petróleo e gás podem gerar efeitos diferentes dependendo da região ou município. Cada base aeroportuária tem características próprias, influenciadas pela movimentação de pessoas e recursos, o que pode impactar a dinâmica social e econômica de uma localidade.
O PMCTA busca fornecer uma visão clara da demanda e do uso das bases aeroportuárias pela indústria de petróleo offshore em comparação com outras atividades econômicas que também utilizam essas infraestruturas. Isso ajudará a entender a importância dessa atividade no contexto local e regional.
 
Como o PMCTA vai funcionar?
A partir dos dados coletados pelas empresas operadoras de petróleo, o programa vai gerar análises regionais integradas, considerando outros aspectos socioeconômicos relacionados à indústria de petróleo e gás offshore. Essas análises serão feitas em conjunto com os dados do Programa Macrorregional de Avaliação de Impactos Socioambientais (PMAIS).
 
Execução do programa
O PMCTA será executado por uma equipe cofinanciada entre as empresas participantes do Plano Macro. A equipe responsável por essa execução vai coletar dados das operadoras e gerar análises regionais integradas, que serão publicadas nos boletins anuais do programa.
Os resultados do programa serão divulgados anualmente nos boletins do PMCTA.

Clique aqui para conhecer os resultados do Programa Macrorregional de Caracterização do Tráfego de Aeronaves (PMCTA).

Clique aqui para conhecer a proposta metodologógica do PMCTA.

Apoio

logoibp

Órgão licenciador

logoibama

© PMCS 2023 - 2025 Todos os direitos reservados

O Portal do Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.