Este Portal está em fase de teste para avaliação de suas funcionalidades. Contribuições podem ser enviadas pelo Fale Conosco.
Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural

Programa Macrorregional de Caracterização do Tráfego de Embarcações

O Programa Macrorregional de Caracterização do Tráfego de Embarcações (PMCTE) tem como objetivo principal caracterizar e monitorar a concentração espacial do tráfego e o uso de bases portuárias por embarcações de apoio e alívio, associadas às atividades marítimas de produção e escoamento de petróleo e gás natural nas bacias de Campos, Espírito Santo e Santos. O programa visa fornecer subsídios para a avaliação dos impactos socioambientais associados a essa concentração de tráfego e atividades portuárias.
 
O trabalho permitirá uma compreensão mais aprofundada sobre a dimensão e importância dessa atividade no contexto das diferentes unidades espaciais e auxiliará na avaliação dos impactos socioambientais relacionados às embarcações e suas operações. Além disso, será possível desenvolver análises regionais integradas, levando em consideração outros aspectos socioeconômicos impulsionados por essa indústria.
 
Por que o monitoramento é importante?
As operações logísticas marítimas, essenciais para a cadeia de produção e escoamento de petróleo e gás natural offshore, geram questões de caráter regional. Isso ocorre porque as navegações marítimas, as operações portuárias e a movimentação de pessoas e recursos nas bases portuárias podem ter efeitos diferentes nas áreas em questão. Esses efeitos variam conforme os aspectos sociais, econômicos e as condições específicas de cada região (áreas navegadas, municípios e bases logísticas).
 
Como o PMCTE vai funcionar?
Os dados necessários para a consolidação de indicadores e índices do PMCTE virão do Projeto de Monitoramento do Tráfego de Embarcações (PMTE). Este projeto visa caracterizar e monitorar o tráfego e o uso de bases portuárias pelas embarcações que prestam suporte às operações de produção e escoamento de petróleo e gás natural. O PMTE já vem sendo executado pelas operadoras do setor, com a Petrobras e outras empresas participantes do Plano Macro desde sua implementação.
 
O PMCTE será conduzido por uma equipe cofinanciada pelas empresas operadoras. Esta equipe será responsável por produzir análises regionais integradas com base nos dados coletados pelo PMTE de todas as empresas, o que permitirá uma visão mais ampla e detalhada dos impactos das operações.
Os resultados das análises realizadas no PMCTE serão publicados de forma regular nos boletins anuais do programa.

Clique aqui para conhecer os resultados do Programa Macrorregional de Caracterização do Tráfego de Embarcações (PMCTE).

Clique aqui para conhecer a proposta metodologógica do PMCTE.

Apoio

logoibp

Órgão licenciador

logoibama

© PMCS 2023 - 2025 Todos os direitos reservados

O Portal do Programa Macrorregional de Comunicação Social das Atividades Marítimas de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.